Orelhas de Abano


Dumbo, Topo Gigio, Orelhão, Radar, Shrek, e muitos outros apelidos que só a criatividade infantil é capaz de inventar, são dados àqueles que sofrem de orelhas proeminentes ou orelha em abano. Esse tipo de violência psicológica, também conhecida como bullying, precisa de uma atenção especial da família para evitar consequências desastrosas, pois afeta o estado emocional do vitimado.

Esta condição é observada desde o nascimento do indivíduo, mas é na idade escolar que se torna um transtorno. Recentemente, uma pesquisa mostrou que no Brasil, cerca de 60% do público infanto-juvenil cometeram ou sofreram bullying nos últimos seis meses e, enquanto para muitas crianças o convívio social representa alegria, brincadeira e diversão, para outras significa tortura, humilhação, chacotas e, consequentemente, o isolamento.

O tratamento não cirúrgico para este tipo de deformidade só tem valor quando realizado até o primeiro mês de vida, com uso de bandagens específicas, porém com resultados limitados. Depois deste período, o uso destas faixas só serve para deixar as mães mais aflitas com o insucesso. Alternativas

Nos casos em que a orelha já atingiu seu formato definitivo, felizmente podemos recorrer à Otoplastia, um procedimento cirúrgico simples que melhora a forma, a posição ou as proporções, dando equilíbrio e benefício estético.

A cirurgia da orelha já está entre as dez plásticas mais procuradas no Brasil e a maioria dos pacientes que buscam a cirurgia são adolescentes, adultos, e até idosos, que não realizaram o procedimento antes por desconhecimento ou falta de oportunidade, mas que nunca deixaram de ter a queixa. O procedimento

Realizado com anestesia local associada e medicação sedativa, para o paciente dormir se desejar, o procedimento dura cerca de 1 a 2 horas, e o paciente pode deixar o hospital no mesmo dia, poucas horas após o término do procedimento. Como a orelha posiciona-se permanentemente próxima à cabeça, a cicatriz fica escondida atrás desta, praticamente imperceptível.

No período pós-operatório é importante evitar traumas na orelha e usar uma faixa discreta por 30 dias, em média. Os pontos são retirados normalmente após 2 semanas, de modo rápido e indolor ao paciente. Benefícios

No âmbito estético, os resultados da Otoplastia são percebidos assim que se retira o curativo, assim como a satisfação dos pacientes. É natural o ganho imediato na autoestima, na postura diante a vida, no comportamento e no convívio social. É tão intenso que os homens que usavam cabelo comprido para esconder as orelhas proeminentes retornam de cabelo curtinho e as mulheres passam a usar rabo de cavalo que nunca foi habitual antes, e ambos com um belo sorriso estampado no rosto.

#orelhadeabano #criança #adolescente #otoplastia

Destaques
Posts Recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.